Larousse da Cerveja

Ronaldo Morado é autor do livro "Larousse da Cerveja", que chegou às livrarias em julho 2009, com a colaboração do mestre-cervejeiro Paulo Schiavetto e do produtor da Falke Bier, de Belo Horizonte, Marco Antônio Falcone. A obra teve também a revisão técnica dos mestres-cervejeiros Paulo Schiavetto e Cilene Saorin. A Editora Larousse realizou lançamentos consecutivos de julho a outubro em livrarias e bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Blumenau.

A escassez de informações sobre cerveja não é um fenômeno brasileiro, mas mundial. Com dedicação própria dos apaixonados, Ronaldo dedicou a três anos de pesquisas para escrever o "Larousse da Cerveja" que aborda em 360 páginas, ricamente ilustradas, os seguintes tópicos sobre o tema:
  • História
  • Cultura cervejeira pelo mundo
  • Ingredientes
  • Fabricação
  • Degustação e características Guia de estilos (BJCP)
  • Acessórios (copos, bolachas, etc.)
  •  Cerveja e gastronomia
  • O negócio pelo mundo
  • As principais cervejarias mundiais
  • As principais cervejarias nacionais
  • Microcervejarias brasileiras

Importante ressaltar que o "Larousse da Cerveja" é uma obra de referência, preparada tanto para o leigo quanto para o leitor com alguns conhecimentos sobre o assunto. O mérito do livro é a abordagem variada, cobrindo inúmeros aspectos associados à bebida sem se deter em minúcias técnicas. Alguns tópicos são inéditos em relação a qualquer outra publicação existente no mundo: a abrangência da parte referente à história; a descrição completa dos diferentes estilos segundo o Beer Judge Certification Program (BJCP) e o panorama da cultura cervejeira no Brasil.

"Larousse da Cerveja" está à venda nas principais livrarias do país.